A “Hey, Pachuco! Associação Cultural” (HPAC) é uma associação cultural sem fins lucrativos, com actividade informal iniciada em Setembro de 2000. Formalizou-se como Associação no dia 13 de Junho de 2005. Está sediada no Concelho do Barreiro.

A HPAC tem como principal objectivo a promoção da música em Portugal e na Europa, editando discos, CD, vídeos, DVD, cassetes, revistas, jornais ou qualquer outro documento de interesse relevante e promovendo e organizando eventos de carácter cultural, artístico e musical: concertos, encontros, colóquios, conferências, seminários, projecções de filmes, exposições, etc. É também objectivo primário para a HPAC a promoção de informação cultural, seguros de que daí derivará uma maior educação para o público em geral e para os jovens em particular.

Assim, a HPAC trabalha, diariamente, no sentido de desenvolver uma estratégia ordenada de promoção, divulgação e edição da música. No campo do apoio aos artistas, quer sejam portugueses ou estrangeiros, A HPAC tenta proporcionar-lhes as condições ideais para o seu desenvolvimento e autenticação, trabalhando também para a divulgação de diversas fontes de conhecimento artístico ao público em geral. Secundariamente, constitui também campo de acção da HPAC a realização de eventos noutras áreas artísticas como as artes plásticas, o teatro ou festivais interdisciplinares – entre os quais os aclamados Barreiro Rocks e Pachuco Fest.

A HPAC tem-se esforçado por promover o trabalho dos seus artistas, bem como o nome da cidade do Barreiro no estrangeiro. Prova disso são as iniciativas efectuadas pela HPAC em Madrid, León, Pradejón, Ponferrada (a convite da Associación Cultural From Timba to Tumba), Corunha, Barcelona, Valladolid, Cádiz ou a cobertura dada a diversas bandas e eventos produzidos pela Associação em várias emissões efectuadas pela VPRO (Amsterdão), pela Rádio Nacional 3 (Espanha), bem como em outros meios de comunicação estrangeiros.

Nos últimos tempos a HPAC tem vindo a aprofundar a sua participação em iniciativas que conjuguem as artes com a integração social de jovens desfavorecidos, trabalhando arduamente para combater as desigualdades sociais no acesso às artes.